O Sambo


Reconhecido como esporte em 1938, o SAMBO é uma arte marcial e esporte de combate desenvolvido na antiga União Soviética.

SAMBO é um acrônimo que, em tradução livre, significa “autodefesa sem armas”. Em termos de competição, o SAMBO possui três modalidades: Combat, Sport e Beach Sambo. As principais diferenças entre as modalidades estão nas regras.

Na modalidade Combat, são permitidos golpes traumáticos (socos, chute, joelhadas, cotoveladas), quedas e combate de chão, enquanto nas modalidades Sport e Beach Sambo, golpes traumáticos não são permitidos. A modalidade esportiva inclui combate de chão e elementos semelhantes ao do Judô e Luta Livre. No Beach Sambo, apenas quedas são permitidas e não há combate no chão.

Nacionalmente, o SAMBO é governado pela Confederação Brasileira de Sambo (CBSA). Internacionalmente, o SAMBO é governado pela Federação Internacional Amadora de Sambo (FIAS) que em 2021 teve reconhecimento pleno como entidade membra pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) e pode se tornar um esporte olímpico caso seja aprovado pelo Comitê.

Para saber mais sobre a história do SAMBO, assista a este documentário legendado: